Deuteronômio

Devarim

Capítulo 20

1Quando saíres à guerra contra teus inimigos, e vires cavalos e carros, um povo maior que tu, não tenhas medo deles, que o יהוה teu Deus é contigo, o qual te tirou da terra do Egito.
2E será que, quando vos aproximardes para combater, chegará o Sacerdote, e falará ao povo,
3E lhes dirá: Ouve, Israel, vós vos juntais hoje em batalha contra vossos inimigos: não se amoleça vosso coração, não temais, não vos alarmeis, nem tampouco vos desanimeis diante deles;
4Que o יהוה vosso Deus anda convosco, para lutar por vós contra vossos inimigos, para vos salvar.
5E os oficiais falarão ao povo, dizendo: Quem edificou casa nova, e não a dedicou? Vá, e volte-se à sua casa, para que talvez não morra na batalha, e outro algum a dedique.
6E quem plantou vinha, e não fez comum uso dela? Vá, e volte-se à sua casa, para que talvez não morra na batalha, e outro alguém a desfrute.
7E quem se desposou com mulher, e não a tomou? Vá, e volte-se à sua casa, para que talvez não morra na batalha, e algum outro a tome.
8E tornarão os oficiais a falar ao povo, e dirão: Quem é homem medroso e tenro de coração? Vá, e volte-se à sua casa, e não derreta o coração de seus irmãos, como seu coração.
9E será que, quando os oficiais acabarem de falar ao povo, então os capitães dos exércitos mandarão diante do povo.
10Quando te aproximares a uma cidade para combatê-la, lhe oferecerás a paz.
11E será que, se te responder, Paz, e te abrir, todo o povo que nela for achado te serão tributários, e te servirão.
12Mas se não fizer paz contigo, e empreender contigo guerra, e a cercares,
13Logo que o יהוה teu Deus a entregar em tua mão, ferirás a todo homem seu a fio de espada.
14Somente as mulheres e as crianças, e os animais, e todo o que houver na cidade, todos os seus despojos, tomarás para ti: e comerás do despojo de teus inimigos, os quais o יהוה teu Deus te entregou.
15Assim farás a todas as cidades que estiverem muito longe de ti, que não forem das cidades destas nações.
16Porém das cidades destes povos que o יהוה teu Deus te dá por herança, nenhuma pessoa deixarás com vida;
17Antes por completo os destruirás: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus; como o יהוה teu Deus te mandou:
18Para que não vos ensinem a fazer segundo todas suas abominações, que eles fazem a seus deuses, e pequeis contra o יהוה vosso Deus.
19Quando puseres cerco a alguma cidade, lutando contra ela muitos dias para tomá-la, não destruas seu arvoredo metendo nele machado, porque dele comerás; e não o cortarás, que não é homem a árvore do campo para vir contra ti no cerco.
20Mas a árvore que souberes que não é árvore para comer, o destruirás e o cortarás, e constrói baluarte contra a cidade que luta contigo, até subjugá-la.
01020304050607080910111213141516171819202122232425262728293031323334