Deuteronômio

Devarim

Capítulo 16

1Guardarás o mês de Abibe, e farás Páscoa ao יהוה teu Deus: porque no mês de Abibe te tirou o יהוה teu Deus do Egito de noite.
2E sacrificarás a Páscoa ao יהוה teu Deus, das ovelhas e das vacas, no lugar que o יהוה escolher para fazer habitar ali seu nome.
3Não comerás com ela levedado; sete dias comerás com ela pão sem levedar, pão de aflição, porque apressadamente saíste da terra do Egito: para que te lembres do dia em que saíste da terra do Egito todos os dias de tua vida.
4E não se deixará ver levedura contigo em todo teu termo por sete dias; e da carne que matares à tarde do primeiro dia, não ficará até a manhã.
5Não poderás sacrificar a Páscoa em nenhuma de tuas cidades, que o יהוה teu Deus te dá;
6Mas sim no lugar que o יהוה teu Deus escolher para fazer habitar ali seu nome, sacrificarás a Páscoa pela tarde ao pôr do sol, ao tempo que saíste do Egito:
7E a assarás e comerás no lugar que o יהוה teu Deus houver escolhido; e pela manhã te voltarás e irás à tua morada.
8Seis dias comerás pães ázimos, e no sétimo dia será solenidade ao יהוה teu Deus: não farás obra nele.
9Sete semanas te contarás: desde que começar a foice nas plantações de grãos começarás a contar as sete semanas.
10E farás a solenidade das semanas ao יהוה teu Deus: da suficiência voluntária de tua mão será o que deres, segundo o יהוה teu Deus te houver abençoado.
11E te alegrarás diante do יהוה teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e teu servo, e tua serva, e o levita que estiver em tuas cidades, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estiverem em meio de ti, no lugar que o יהוה teu Deus houver escolhido para fazer habitar ali o seu nome.
12E lembra-te que foste servo no Egito; portanto guardarás e cumprirás estes estatutos.
13A solenidade das cabanas farás por sete dias, quando houveres feito a colheita de tua eira e de teu lagar.
14E te alegrarás em tuas solenidades, tu, e teu filho, e tua filha, e teu servo, e tua serva, e o levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão em tuas povoações.
15Sete dias celebrarás solenidade ao יהוה teu Deus no lugar que o יהוה escolher; porque te haverá abençoado o יהוה teu Deus em todos os teus frutos, e em toda obra de tuas mãos, e estarás certamente alegre.
16Três vezes cada ano comparecerá todo homem teu diante do יהוה teu Deus no lugar que ele escolher: na solenidade dos pães ázimos, e na solenidade das semanas, e na solenidade das cabanas. E não comparecerá vazio diante do יהוה:
17Cada um com o presente de sua mão, conforme a bênção do יהוה teu Deus, que te houver dado.
18Juízes e oficiais te porás em todas tuas cidades que o יהוה teu Deus te dará em tuas tribos, os quais julgarão ao povo com justo juízo.
19Não distorças o direito; não faças acepção de pessoas, nem tomes suborno; porque o suborno cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.
20A justiça, a justiça seguirás, para que vivas e herdes a terra que o יהוה teu Deus te dá.
21Não te plantarás bosque de nenhuma árvore próximo do altar do יהוה teu Deus, que tu te houverdes feito.
22Nem levantarás para ti estátua, a qual o יהוה teu Deus aborrece.
01020304050607080910111213141516171819202122232425262728293031323334