Deuteronômio

Devarim

Capítulo 15

1Ao fim de sete anos farás remissão.
2E esta é a maneira da remissão: perdoará a seu devedor todo aquele que fez empréstimo de sua mão, com que obrigou a seu próximo: não o exigirá mais a seu próximo, ou a seu irmão; porque a remissão do יהוה é proclamada.
3Do estrangeiro exigirás o pagamento: mas o que teu irmão tiver teu, o perdoará tua mão;
4Para que assim não haja em ti pobre; porque o יהוה te abençoará com abundância na terra que o יהוה teu Deus te dá por herança para que a possuas,
5Se porém escutares fielmente a voz do יהוה teu Deus, para guardar e cumprir todos estes mandamentos que eu te intimo hoje.
6Já que o יהוה teu Deus te haverá abençoado, como te disse, emprestarás então a muitas nações, mas tu não tomarás emprestado; e te ensenhorearás de muitas nações, mas de ti não se ensenhorearão.
7Quando houver em ti necessitado de algum de teus irmãos em alguma de tuas cidades, em tua terra que o יהוה teu Deus te dá, não endurecerás teu coração, nem fecharás tua mão a teu irmão pobre:
8Mas abrirás a ele tua mão generosamente, e com efeito lhe emprestarás o que basta, o que houver necessidade.
9Guarda-te que não haja em teu coração perverso pensamento, dizendo: Próximo está o ano sétimo, o da remissão; e tua olho seja maligno sobre teu irmão necessitado para não dar-lhe: que ele poderá clamar contra ti ao יהוה, e se te imputará a pecado.
10Sem falta lhe darás, e não seja teu coração maligno quando lhe deres: que por ele te abençoará o יהוה teu Deus em todos os teus feitos, e em tudo o que puseres mão.
11Porque não faltarão necessitados do meio da terra; por isso eu te mando, dizendo: Abrirás tua mão a teu irmão, a teu pobre, e a teu necessitado em tua terra.
12Quando se vender a ti teu irmão hebreu ou hebreia, e te houver servido seis anos, ao sétimo ano lhe despedirás livre de ti.
13E quando o despedires livre de ti, não o enviarás vazio:
14Tu lhe abastecerás generosamente de tuas ovelhas, de tua eira, e de teu lagar; lhe darás daquilo em que o יהוה te houver abençoado.
15E te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o יהוה teu Deus te resgatou: portanto eu te mando isto hoje.
16E será que, se ele te disser: Não sairei de tua presença; porque ama a ti e à tua casa, que lhe vai bem contigo;
17Então tomarás uma sovela, e furarás sua orelha junto à porta, e será teu servo para sempre: assim também farás à tua criada.
18Não te pareça duro quando lhe enviares livre de ti; que dobrado do salário de jovem assalariado te serviu seis anos: e o יהוה teu Deus te abençoará em tudo quanto fizeres.
19Santificarás ao יהוה teu Deus todo primeiro macho que nascer de tuas vacas e de tuas ovelhas: não te sirvas do primeiro de tuas vacas, nem tosquies o primeiro de tuas ovelhas.
20Diante do יהוה teu Deus os comerás cada ano, tu e tua família, no lugar que o יהוה escolher.
21E se houver nele mácula, cego ou coxo, ou qualquer má falta, não o sacrificarás ao יהוה teu Deus.
22Em tuas povoações o comerás: o impuro o mesmo que o limpo comerão dele, como de um corço ou de um cervo.
23Somente que não comas seu sangue: sobre a terra a derramarás como água.
01020304050607080910111213141516171819202122232425262728293031323334