Deuteronômio

Devarim

Capítulo 8

1Cuidareis de pôr por obra todo mandamento que eu vos ordeno hoje, para que vivais, e sejais multiplicados, e entreis, e possuais a terra, da qual jurou o יהוה a vossos pais.
2E te lembrarás de todo o caminho por onde te trouxe o יהוה teu Deus estes quarenta anos no deserto, para afligir-te, para provar-te, para saber o que estava em teu coração, se havias de guardar ou não seus mandamentos.
3E te afligiu, e te fez ter fome, e te sustentou com maná, comida que não conhecias tu, nem teus pais a conheciam; para fazer-te saber que o homem não viverá de só pão, mas de tudo o que sai da boca do יהוה viverá o homem.
4Tua roupa nunca se envelheceu sobre ti, nem o pé se te inchou por estes quarenta anos.
5Reconhece assim em teu coração, que como castiga o homem a seu filho, assim o יהוה teu Deus te castiga.
6Guardarás, pois, os mandamentos do יהוה teu Deus, andando em seus caminhos, e temendo-o.
7Porque o יהוה teu Deus te introduz na boa terra, terra de ribeiros, de águas, de fontes, de mananciais que brotam por planícies e montes;
8Terra de trigo e cevada, e de videiras, e figueiras, e romeiras; terra de olivas, de azeite, e de mel;
9Terra na qual não comerás o pão com escassez, não te faltará nada nela; terra que suas pedras são ferro, e de seus montes cortarás bronze.
10E comerás e te fartarás, e bendirás ao יהוה teu Deus pela boa terra que te haverá dado.
11Guarda-te, que não te esqueças do יהוה teu Deus, para não observar seus mandamentos, e seus regulamentos, e seus estatutos, que eu te ordeno hoje:
12Para que não aconteça talvez que comas e te fartes, e edifiques boas casas em que mores,
13E tuas vacas e tuas ovelhas se aumentem, e a prata e o ouro se te multiplique, e tudo o que tiveres se te aumente,
14E se eleve logo teu coração, e te esqueças do יהוה teu Deus, que te tirou da terra do Egito, de casa de servos;
15Que te fez caminhar por um deserto grande e espantoso, de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de sede, onde nenhuma água havia, e ele te tirou água da rocha de pederneiras;
16Que te sustentou com maná no deserto, comida que teus pais não conheciam, afligindo-te e provando-te, para ao fim fazer-te bem;
17E digas em teu coração: Meu poder e a força de minha mão me trouxeram esta riqueza.
18Antes lembra-te do יהוה teu Deus: porque ele te dá o poder para fazer as riquezas, a fim de confirmar seu pacto que jurou a teus pais, como neste dia.
19Mas será, se chegares a esquecer-te do יהוה teu Deus, e andares atrás de deuses alheios, e lhes servires, e a eles te encurvares, atesto-o hoje contra vós, que certamente perecereis.
20Como as nações que o יהוה destruirá diante de vós, assim perecereis; porquanto não havereis atendido à voz do יהוה vosso Deus.
01020304050607080910111213141516171819202122232425262728293031323334