Deuteronômio

Devarim

Capítulo 7

1Quando o יהוה teu Deus te houver introduzido na terra na qual tu hás de entrar para possuí-la, e houver expulsado de diante de ti muitas nações, aos heteus, aos gergeseus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, sete nações maiores e mais fortes que tu;
2E o יהוה teu Deus as houver entregue diante de ti, e as ferires, por completo as destruirás: não farás com eles aliança, nem as pouparás.
3E não aparentarás com eles: não darás tua filha a seu filho, nem tomarás a sua filha para teu filho.
4Porque desviará a teu filho de me seguir, e servirão a deuses alheios; e o furor do יהוה se acenderá sobre vós, e te destruirá logo.
5Mas assim haveis de fazer com eles: seus altares destruireis, e quebrareis suas estátuas, e cortareis seus bosques, e queimareis suas esculturas no fogo.
6Porque tu és povo santo ao יהוה teu Deus: o יהוה teu Deus te escolheu para ser-lhe um povo especial, mais que todos os povos que estão sobre a face da terra.
7Não por ser vós mais que todos os povos vos quis o יהוה, e vos escolheu; porque vós éreis os menores de todos os povos:
8Mas sim porque o יהוה vos amou, e quis guardar o juramento que jurou a vossos pais, vos tirou o יהוה com mão forte, e vos resgatou de casa de servos, da mão de faraó, rei do Egito.
9Conhece, pois, que o יהוה teu Deus é Deus, Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia aos que lhe amam e guardam seus mandamentos, até as mil gerações;
10E que retribui em sua face ao que lhe aborrece, destruindo-o: nem o dilatará ao que lhe odeia, em sua face lhe retribuirá.
11Guarda portanto os mandamentos, e estatutos, e regulamentos que eu te mando hoje que cumpras.
12E será que, por haver ouvido estes regulamentos, e guardado e os praticado, o יהוה teu Deus guardará contigo o pacto e a misericórdia que jurou a teus pais;
13E te amará, e te abençoará, e te multiplicará, e abençoará o fruto de teu ventre, e o fruto de tua terra, e teu grão, e teu mosto, e teu azeite, a cria de tuas vacas, e os rebanhos de tuas ovelhas, na terra que jurou a teus pais que te daria.
14Bendito serás mais que todos os povos: não haverá em ti homem nem mulher estéril, nem em teus animais.
15E tirará o יהוה de ti toda enfermidade; e todas as más pragas do Egito, que tu sabes, não as porá sobre ti, antes as porá sobre todos os que te odiarem.
16E consumirás a todos os povos que te dá o יהוה teu Deus: não os perdoará teu olho; nem servirás a seus deuses, que te será tropeço.
17Quando disseres em teu coração: Estas nações são muitas mais que eu, como as poderei desarraigar?;
18Não tenhas medo deles: lembra-te bem do que fez o יהוה teu Deus com faraó e com todo o Egito;
19Das grandes provas que viram teus olhos, e dos sinais e milagres, e da mão forte e braço estendido com que o יהוה teu Deus te tirou: assim fará o יהוה teu Deus com todos os povos de cuja presença tu temerdes.
20E também enviará o יהוה teu Deus sobre eles vespas, até que pereçam os que restarem, e os que se houverem escondido de diante de ti.
21Não desmaies diante deles, que o יהוה teu Deus está em meio de ti, Deus grande e terrível.
22E o יהוה teu Deus expulsará a estas nações de diante de ti pouco a pouco: não as poderás acabar logo, para que os animais do campo não se aumentem contra ti.
23Mas o יהוה teu Deus as entregará diante de ti, e ele as quebrantará com grande destroço, até que sejam destruídos.
24E ele entregará seus reis em tua mão, e tu destruirás o nome deles de debaixo do céu: ninguém te fará testa até que os destruas.
25As esculturas de seus deuses queimarás no fogo: não cobiçarás prata nem ouro de sobre elas para tomá-lo para ti, para que não tropeces nisso, pois é abominação ao יהוה teu Deus;
26E não meterás abominação em tua casa, para que não sejas anátema como isso; por completo o aborrecerás e o abominarás; porque é anátema.
01020304050607080910111213141516171819202122232425262728293031323334