Números

Bamidbar

Capítulo 19

1E o יהוה falou a Moshê e a Arão, dizendo:
2Esta é a ordenança da lei que o יהוה prescreveu, dizendo: Dize aos filhos de Israel que te tragam uma vaca vermelha, perfeita, na qual não haja falta, sobre a qual não se tenha posto jugo:
3E a dareis a Eleazar o Sacerdote, e ele a tirará fora do acampamento, e a fará degolar em sua presença.
4E tomará Eleazar o Sacerdote de seu sangue com seu dedo, e espargirá até a dianteira do Tabernáculo do testemunho com o sangue dela sete vezes;
5E fará queimar a vaca ante seus olhos: seu couro e sua carne e seu sangue, com seu excremento, fará queimar.
6Logo tomará o Sacerdote pau de cedro, e hissopo, e escarlata, e o lançará em meio do fogo em que arde a vaca.
7O Sacerdote lavará logo suas roupas, lavará também sua carne com água, e depois entrará no acampamento; e será impuro o Sacerdote até à tarde.
8Também o que a queimou, lavará suas roupas em água, também lavará em água sua carne, e será impuro até à tarde.
9E um homem limpo recolherá as cinzas da vaca, e as porá fora do acampamento em lugar limpo, e as guardará a congregação dos filhos de Israel para a água de separação: é uma expiação.
10E o que recolheu as cinzas da vaca, lavará suas roupas, e será impuro até à tarde: e será aos filhos de Israel, e ao estrangeiro que peregrina entre eles, por estatuto perpétuo.
11O que tocar morto de qualquer pessoa humana, sete dias será impuro:
12Este se purificará ao terceiro dia com esta água, e ao sétimo dia será limpo; e se ao terceiro dia não se purificar, não será limpo ao sétimo dia.
13Qualquer um que tocar em morto, em pessoa de homem que estiver morto, e não se purificar, o Tabernáculo do יהוה contaminou; e aquela pessoa será eliminada de Israel: porquanto a água da separação não foi espargida sobre ele, impuro será; e seu impureza será sobre ele.
14Esta é a lei para quando alguém morrer na tenda: qualquer um que entrar na tenda e todo o que estiver nela, será impuro sete dias.
15E todo vaso aberto, sobre o qual não houver tampa bem ajustada, sera impuro.
16E qualquer um que tocar em morto à espada sobre a face do campo, ou em morto, ou em osso humano, ou em sepulcro, sete dias será impuro.
17E para o impuro tomarão da cinza da queimada vaca da expiação, e lançarão sobre ela água viva em um vaso:
18E um homem limpo tomará hissopo. e o molhará na água, e espargirá sobre a tenda, e sobre todos os móveis, e sobre as pessoas que ali estiverem, e sobre aquele que houver tocado o osso, ou o matado, ou o cadáver, ou o sepulcro:
19E o limpo espargirá sobre o impuro ao terceiro e ao sétimo dia: e quando o haverá purificado ao dia sétimo, ele lavará logo suas roupas, e a si mesmo se lavará com água, e será limpo à tarde.
20E o que for impuro, e não se purificar, a tal pessoa será eliminada dentre a congregação, porquanto contaminou o Tabernáculo do יהוה: não foi espargida sobre ele a água de separação, é impuro.
21E lhes será por estatuto perpétuo: também o que espargir a água da separação lavará suas roupas; e o que tocar a água da separação, será impuro até à tarde.
22E todo o que o impuro tocar, será impuro: e a pessoa que o tocar, será impura até à tarde.
010203040506070809101112131415161718192021222324252627282930313233343536